Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital

A importância de um Backup para o seu site Wordpress

Por Carlos Sabo Cantanzaro • 16/06 - 20:22 pm | Em Wordpress

Adotar a plataforma Wordpress é hoje em dia uma excelente alternativa para quem quer investir em um site ou blog.

Adotar a plataforma WordPress é hoje em dia uma excelente alternativa para quem quer investir em um site ou blog. Por isso, saber fazer um backup WordPress deve estar entre as prioridades quando o assunto é desenvolvimento web.

A ação de realizar o backup de um site pode ser definida como fazer uma cópia completa do mesmo. Esse procedimento é importante, pois ele assegura para o usuário a chance de ter o conteúdo do site devidamente armazenado caso ocorra algum problema.

Entre os problemas que podem tirar o seu site do ar e prejudicar o seu negócio estão as invasões provocadas por hackers, bem como erros referentes a plugins e arquivos corrompidos.

Imagine o prejuízo que uma loja virtual, por exemplo, ou um site de notícias pode ter por causa de um problema desses.

Ao realizar periodicamente um backup completo do seu site WordPress, você tem condições de proteger o seu trabalho, tendo condições de gerenciar o seu site com mais tranquilidade.

No entanto, é comum imaginar que a realização de um Backup é uma tarefa apenas para os profissionais especializados em técnicas de programação e construção de sites. Porém, na verdade, ao seguir passos certos, você mesmo pode realizar esse trabalho facilmente.

A realização do Backup de arquivos

Antes de realizar um backup, é válido saber alguns elementos que constituem um site WordPress. Entre eles estão plugins, temas, imagens, scripts PHP, arquivos de códigos e páginas da Web.

O backup de um site WordPress é um procedimento que deve ser realizado em duas partes. Uma etapa é destinada aos arquivos e a outra é voltada para o banco de dados. Para fazer o backup dos arquivos é recomendado um software chamado FilleZilla.

Nesse caso, ao utilizar esse programa, a realização do backup referente aos arquivos deve ser feita por meio dos seguintes passos:  

1- Acessar o programa FilleZilla.

2- Digitar os dados que permitem acessar o FTP e clicar em Conexão Rápida.

3- Localizar no seu computador a pasta onde está localizado o site e baixar nela os arquivos do WordPress.

5- Clicar com o botão direito no diretório de instalação do WordPress e selecionar a opção “Baixar”.

O Backup do banco de dados

Já o backup do banco de dados é um dos procedimentos mais importantes dessa tarefa. Existem várias formas para a realização desse Backup, porém a mais comum é por meio do utilitário phpMyAdmin.

Esse utilitário é uma das ferramentas mais utilizadas por quem trabalha com sites e blogs WordPress e necessita gerenciar o banco de dados MySQL. Aliás, o WordPress armazena todos as informações no banco de dados MySQL e o phpMyAdmin disponibiliza a interface para acessar tais dados.

Sendo assim, as etapas para o Backup do banco de dados são:

  1. Efetuar o login no painel de controle da sua hospedagem e acessar o utilitário phpMyAdmin. Em seguida, localize o banco de dados referente à sua instalação do WordPress. Vale lembrar que o banco de dados está na tabela à esquerda.
  2. Clicar no banco de dados à esquerda e em seguida acesse na parte superior da tabela à direita a alternativa “Exportar”. Depois disso, é necessário optar por duas maneiras de exportação os dados, a “Quick” (rápida) e a “Custom” (personalizada).
  3. Sem sair dessa janela é possível enxergar o campo das “Tables” (Tabelas). Confirme se todas estão marcadas. Após isso vá para “Output” e escolha a alternativa “Save output to a file”. Depois na alternativa “Format” selecione o ícone “SQL”.
  4. Permanecendo nessa janela é importante lembrar também de marcar a opção “structure and data”
  5. Por fim, na alternativa “Object creation options”, é possível contar com a opção “Add CREATE DATABASE / USE statement”. Essa opção possibilita colocar uma linha no arquivo .SQL que fará a criação do banco de dados.

Dica: Marque essa opção, pois se não fizer isso será necessário fazer a criação do banco de dados de forma manual. Além disso, não se esqueça de marcar as opções para criar tabela. Elas estão localizadas no grupo “Data Creation Options”. Depois disso, basta você clicar no botão Executar, que pode ser encontrado no final da página.

Após essas etapas, o backup do banco de dados foi feito. Em seguida você verá uma solicitação requisitando o download do arquivo que possui a extensão SQL. Efetue o download e guarde esse arquivo em conjunto com as pastas do WordPress.
Caso tenha algum erro ao conectar com o banco de dados após fazer alterações este vídeo tem uma solução bem simples:



Conclusão

Fazer backup do seu site é mais do que uma mera ação corriqueira, mas sim uma maneira de garantir a segurança dos seus arquivos e do seu trabalho.

Por fim, não se esqueça de compartilhar essa postagem entre os seus contatos, mostre para as pessoas que, em se tratando de segurança para o seu site, é sempre melhor prevenir do que remediar.

PARTICIPE DA DISCUSSÃO