Como criar campanhas e analisar métricas no Google Analytics

Quando se fala em análise de métricas, o Google Analytics é uma das plataformas mais utilizadas no mercado. E isso não é à toa!

A ferramenta possui diversos módulos que fornecem uma visão ampla de todos os resultados do seu negócio digital. O único porém, é que nem tudo isso vem configurado e de mão beijada pra você, algumas coisas a gente precisa configurar, como é o caso das campanhas.

Ao longo do texto vamos ver detalhadamente como configurar uma companha de forma simples e rápida.

Vá direto ao que te interessa:

Mas antes, o que é uma campanha do Google Analytics e pra que você precisa disso?

Se você caiu aqui de paraquedas e está completamente perdido com o assunto, de forma bem simples, as campanhas do Google Analytics servem basicamente para você segmentar um tipo de trafego do seu site e a partir disso poder acompanhar métricas mais detalhadamente.

Por exemplo: Você tem uma loja de roupas, chegou o verão e você vai fazer a divulgação da nova linha pelo Facebook, porém, seu site já recebe visitas dessa redes todos os dias. Como saber se as novas visitas foram por conta da divulgação da sua campanha?

Outro exemplo: Você patrocinou duas influenciadoras para usarem e divulgarem as novas peças da sua marca, como saber qual delas gerou o maior retorno do seu investimento?

Para esses dois casos e muitos outros, as campanhas do Google Analytics são extremamente uteis, com essa ferramenta, você pode criar URLs (links) personalizados para cada canal de divulgação, logo, na hora de acompanhar as métricas, você saberá exatamente de onde veio o tráfego e qual canal gerou maior retorno.

Como criar uma campanha

Para criar uma URL de campanha você tem duas opções:

  1. Manualmente, escrevendo todos os parâmetros direto na URL
  2. Usando a ferramenta Camaign URL Builder do Google, que faz tudo automaticamente para nós.

Vamos esquecer que existe a primeira opção, OK? Então vamos criar nossa URL e entender cada um dos parâmetros dela.

Configurando a campanha

1º Passo: acesse a ferramenta do Google, basta clicar aqui
2º Passo: Logo que você acessar a ferramenta, você vai se deparar com os campos da imagem abaixo, cada um deles é um parâmetro da campanha, vamos aprender configura-los um por um.

Entendendo os parâmetros da campanha

• Website URL: é o link que vai receber o tráfego, ou seja, o link da sua campanha

• Campaign Source: é a fonte do tráfego da campanha, no caso do nosso exemplo acima, da loja de roupas, a fonte de trafego seria o Facebook ou as duas influenciadoras, então o nosso Source poderia ser “influenciadoras” ou então “Facebook”, se sua campanha é no YouTube, por exemplo,  o source poderia ser “Youtube” e por ai vai…

• Campaign Mediun: se o parâmetro acima é a fonte do tráfego o medium é o meio de aquisição desse trafego, no nosso caso como estamos trabalho no exemplo com duas influenciadoras para a mesma campanha, seria inteligente colocar no mediun o nome do site/canal de cada uma delas, agora, se nossa divulgação fosse uma newsletter por exemplo, nosso mediun poderia ser “email”. Simples Não?

• Campaign Name: o nome da campanha, no caso do nosso exemplo, poderia ser “moda_verao_2017”

• Campaign Term: Só é preenchido caso você estiver fazendo uma campanha pelo Google Adsense, ai você poderia usar esse campo para colocar as palavras chaves da sua campanha, separadas por virgula.

• Campaign Content: esse campo também é usado para campanhas do Google AdSense e tem a finalidade de fazer testes A/B, nele você pode inserir o ID específico do call to action (chamada para ação) da sua campanha.

Importante: nunca use espaço, nem acentuação em nenhum dos campos, se quiser separar nomes use o underline (_).

Depois de tudo preenchido, seu resultado será igual o da imagem abaixo:

Google Analytics

Se tudo correu bem até aqui, você verá logo abaixo do formulário, uma caixa igual a esta:

Google Analytics

E pronto, esse é o seu link da campanha! Você pode escolher copiar o link ou converte-lo para uma URL encurtada antes de copiar.

Nossa campanha está pronta! Agora só falta saber como fazer a medição dos resultados no Google Analytics, vamos lá?

Analisando métricas de uma campanha

Se você chegou até aqui, presumo que você já tem um conhecimento sobre o Google Analytics, porém, se esse não for o caso, fale nos comentários e eu vou tentar te ajudar!

Para que você possa medir os resultados da sua campanha acesse o Google Analytics, depois vá nas estatísticas do seu site, logo após isso, na barra lateral esquerda do Analytics, clique em Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas.

Google Analytics

Logo após, você verá uma janela com todo o tráfego das suas campanhas, aqui fica uma ressalva, é importante esperar pelo menos dois dias após lançar a campanha para ter uma medição real dos dados!

Google Analytics

Além disso, nessa tela é possível cruzar dados, clicando na parte superior da tabela das campanhas em “Dimensão Secundária” é possível ver a “origem/mídia” da campanha que não é exatamente o Campaign Source e o Campaign Medium que configuramos nos passos anteriores.

Google Analytics

Também é possível ver outros dados como por exemplo, a página de destino do link. Se quiser posso aprofundar mais nesse tema, basta deixar nos comentários suas dúvidas.

Espero que você tenha gostado do tutorial e que ele tenha sido útil! Aproveite e se inscreva na nossa lista de e-mails para receber as novidades do blog!

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