Como superar a tela em branco e começar a criar

Uma das coisas que mais assustam um poeta é a folha em branco. O mesmo acontece com quem trabalha com criação, seja ela de qualquer tipo. Nada é mais perturbador do que abrir, por exemplo, o Photoshop ou outro programa, criar um novo documento e ficar horas olhando para aquela tela em branco.

Eu já tive vários desses momentos e justamente por isso, criei uma rotina na hora da criação, que vai desde rabiscos em um papel a acessar alguns sites para me inspirar.

Espero que pelo menos algumas dessas dicas te ajuda a sair da tela em branco.

1. Não vá direto para o computador

Uma coisa muito comum é ir direto para o computador e tentar criar. Eu particularmente não gosto de fazer isso, prefiro antes pegar um caderno, ou uma folha e rabiscar minhas ideias, faço anotações, desenhos e por aí já tiro algumas ideias do que eu quero.

Esse é um desenho real que fiz no meu último projeto, você pode ver os rabiscos x o projeto depois de feito no Photoshop.

Rabiscos que fiz na folha
Rabiscos que fiz na folha
Layout no photoshop
Layout no photoshop

2. Siga o trabalho de outros profissionais

Inspiração não vem do nada, você precisar saber o que está acontecendo no seu meio e seguir o trabalho de outros profissionais que fazem o mesmo que você, para isso eu sempre indico redes sociais como PinterestInstagram, Linkedin e Behance

3.Tenha sempre as melhores ferramentas ao seu alcance

Aqui mesmo no blog eu já escrevi uma lista sobre os sites gratuitos e essenciais para todo Designer, Social Mídia ou Blogueiros. Vale a pena você conferir e descobrir como cada uma dessa ferramentas que eu listei podem te ajudar!

4. Durma

Essa é uma dica que parece besta, mas a privação do sono é uma arma mortal contra criatividade, então evite uma rotina que te faça dormir tarde e acordar cedo. Eu por exemplo, trabalho melhor de madrugada, então quando preciso criar algo, me programo para tirar a madrugada para trabalhar e poder descansar no dia seguinte. Tudo bem que ter essa flexibilidade é meio utópico, mas se você entender seus horários e se programar, você vai ter uma qualidade de sono muito melhor, logo será mais criativo!

5. Nada deu certo, e agora?

Se nada deu certo até aqui e você realmente não está conseguindo criar nada, então talvez não seja o momento! O Melhor a fazer é ir fazer outra coisa, leia um livro, saia com os amigos, se distraia. Várias vezes fiz isso e do nada surgiu a ideia, logo quando eu não estava pensando nela.

Gostou das dicas? Quer acrescentar alguma? Deixe nos comentários!