Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital

7 dicas para superar as dificuldades de estudar em casa

Estudar em casa é um verdadeiro desafio, e indiferente da sua motivação, ser autodidata exige muita disciplina e força de vontade.

Por: Carlos Sabo Cantanzaro • 21 fevereiro às 04:02 na Categoria: Dicas comentários
A+ A- T T T OpenDyslexic

Estudar em casa é um verdadeiro desafio, e indiferente da sua motivação, ser autodidata exige muita disciplina e força de vontade.

Nessa publicação separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o foco e dar o seu melhor na hora dos estudos.

1. Tenha uma rotina de estudos

O primeiro passo para estudar melhor em casa é criar uma rotina, procure estabelecer um local fixo e horário certo para os seus estudos. Ao fazer a mesma atividade todos os dias, no mesmo local e horário, nosso cérebro cria um padrão, isso ajuda muito você a se concentrar nas suas atividades.

2. Seja organizado

Deixar seu material de estudo organizado e sempre no mesmo local te ajuda a poupar tempo e maximiza sua produtividade, além disso esse hábito fortalece a rotina de estudos.

3. Lembre suas metas

É muito importante você saber o que te motiva a estudar e lembrar disso todos os dias. Crie lembretes no seu local de estudo, pode ser uma frase em um post-it, o importante é você estar sempre conectado com suas metas.

4. Faça pausas e chegue mais rápido ao seu objetivo

Não adianta querer aprender todo conteúdo que você precisa de uma só vez. Seu cérebro vai simplesmente descartar toda a informação adquirida. Então faça pausas regulares nos seus estudos, como por exemplo intervalos de dez a quinze minutos a cada uma hora.

5. Afaste de você tudo que distrai

Um dos principais problemas na hora de estudar em casa é a distração. Evite deixar por perto tudo aquilo que pode acabar te atrapalhando, como por exemplo seu celular.

6. Pratique, pratique e pratique

Fazer exercícios práticos vai ajudar sua mente entender que a informação adquirida é importante e merece um lugar na memória.

7. E por fim, não abandone a diversão

Ao contrário do que muitos dizem, estudar pode ser divertido, para isso, não exagere, o stress só vai fazer seu cérebro descartar toda informação adquirida. Tire um tempo da semana para fazer suas coisas pessoais como ver suas séries, ler um livro, sair com os amigos ou até mesmo namorar. Isso ajuda você a relaxar e voltar com força total aos estudos.

Você tem alguma dica, segredo ou até mesmo dificuldade para estudar em casa? Então compartilha com a gente nos comentário!

DEIXE SEU COMENTÁRIO