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Ferramentas extremamente úteis para criar conteúdos para as redes sociai

Por Carlos Sabo Cantanzaro • 13/07 - 15:23 pm | Em Marketing e Midias, Social Media

Saber quais as ferramentas certas a se utilizar pode poupar muito tempo na execução das tarefas do seu dia a dia como Criador de Conteúdo.

Criar conteúdo para as redes sociais pode até parecer uma tarefa simples aos olhos mais leigos. Porém, para quem é da área de mídias sociais, sabe o quanto é complicado planejar e executar um plano de conteúdo. Justamente por isso, saber quais as ferramentas certas a se utilizar pode poupar muito tempo na execução dessas tarefas.

A lista que vou mostrar esta dividida em quatro categorias de ferramentas:

Cada uma dessas categorias vai tratar de um tipo especifico de problema. Ao final do artigo, você vai ter um acervo de ferramentas a sua disposição que irão te ajudar ao longo de todo o processo de criação de conteúdo para as redes sociais.

Existem milhares de listas desse tipo na internet, com diversas ferramentas. Minha ideia aqui não é ser só mais uma dessas listas e sim, falar sobre as ferramentas que eu já usei e que para mim, dentro das minhas necessidades, são as melhores. Se você conhece ferramentas para Social Mídias ou Criadores de Conteúdo, que não estão na lista e quiser compartilhar use os comentários e divida suas experiências com a gente!

01 – Curadoria e captação de conteúdo

Um dos maiores desafios de criar conteúdo é saber a fonte de informação, tanto para buscar inspiração, como para se manter informado a respeito do meio ao qual você está criando conteúdo.

As ferramentas de curadoria irão de ajudar, principalmente, no que diz respeito a organizar suas ideias e descobrir novas fontes de informação.

Basicamente não existem muitas opções de ferramentas gratuitas para fazer curadoria e as que são pagas, são muito caras. Então para quem não tem muita verba, as opções são mais limitadas. Mas existem boas ferramentas e eu vou apresentar algumas delas aqui.

Feedly

Ferramentas Social Media

O Feedly é uma das ferramentas mais funcionais que eu já usei, não apenas profissionalmente como também no meu dia a dia.

Com o Feedly, como o nome já sugere, você pode criar vários feeds de conteúdo e agregar dentro desses feeds os sites e blogs que você costuma acessar. Desta forma, fica muito mais simples acompanhar notícias sem precisar entrar um milhão de sites por dia.

O Feedly, além de ser uma das melhores ferramentas para curadoria de conteúdo, também tem a vantagem de ter um plano gratuito muito generoso, que te possibilita ter acesso a maioria das funções gratuitamente. Existe a opção paga, com valores acessíveis, e por consequência com muito mais recursos, como por exemplo, exporta uma notícia diretamente para o WordPress. Mas se você é um usuário regular, da para usar sem precisar pagar.

Desvantagens: O feedly é uma ótima ferramenta para você acompanhar os sites que você já conhece, mas se sua ideia é descobrir o que tá rolando na internet e então buscar referências, o Feedly pode acabar fazendo contrário e te colocar em uma bolha.

Clique aqui para acessar o Feedly

Post Planner

Ferramentas Social Media

Se sua ideia é ficar antenado ao que está acontecendo na internet e descobrir novas fontes de conteúdo, então o Post Planner vai te ajudar muito.

A ideia da ferramenta é bem simples, ela monitora páginas no Facebook e Twitter para descobrir quais os assuntos mais relevantes dentro das categorias já pré-definidas na ferramenta.

É nesse ponto que o Post Planner se diferencia do Feedly, enquanto no primeiro você precisa conhecer os sites que quer monitorar, no segundo ele mesmo já agrega as fontes de conteúdo, porém, como maior foco nas redes sociais.

Outro ponto positivo da ferramenta é que ela não só te mostra posts relevantes como também classifica o engajamento de cada postagem, classificando elas de 1 a 5 estrelas. As postagens que são 5 estrelas, são as que estão com maior engajamento nas redes.

Assim como no Feedly, também é possível que você mesmo adicione suas fontes de conteúdo, porem, sinceramente não achei que funciona muito bem.

Desvantagens: Como eu disse o Post Planner é um ótima ferramenta para descobrir novas fontes de conteúdo, o problema é que ele só foca em páginas dos EUA… Ou seja, se você está criando conteúdo para algum mercado muito especifico o Post Planner não vai te ajudar.

Outra desvantagem é que a ferramenta é paga, e para uma ferramenta paga achei o serviço muito lento. Mas no geral, o post Planner é muito útil e vai ser uma mão na roda se você precisa buscar novas fontes de informação.

Clique aqui para acessar o Post Planner

Buzzsomo

Ferramenta Social Media

Se você procura uma ferramenta mais poderosa, com mais recursos de monitoria de conteúdo e que tenha todas as funções que o dinheiro pode pagar, a melhor alternativa é o Buzzsomo.

Basicamente ele incorpora quase todas as funções das duas outras ferramentas citadas acima e além disso, monitora os backlinks das postagens e o engajamento das mesmas em todas as redes sociais mais usadas.

Outra grande vantagem do Buzzsomo é que ele possuiu ferramentas bem avançadas de pesquisa de conteúdo e de relevância. Você pode filtrar pela linguagem, país, palavras chaves, URL, entre vários outros filtros, isso ajuda muito a tornar o trabalho mais simples e rápido.

Desvantagens: no geral, não tenho muito a falar mal do Buzzsomo, exceto uma coisa, uma coisa bem simples, ele custa a partir de $99/mês. Se você está com pouca verba para investir, o preço é uma grande balde de agua fria.

Clique aqui para acessar o Buzzsomo

Imgur

Ferramentas Social Media

Simplesmente o Imgur é um dos maiores repositórios de imagens e gifs do mundo. 99% é meme, mas o que é a internet se não memes?

Logo na página inicial do site, você encontra as postagens mais virais, submetida por todos os usuários da plataforma, porém, você pode filtrar o conteúdo por tags o que facilita e muita na hora de pesquisar por algum tipo especifico de conteúdo.

Clique aqui para acessar o Imgur

Reddit

Ferramentas Social Media

Apesar de não ser muito utilizado aqui no Brasil, o Reddit é uma das redes sociais mais acessadas nos Estados Unidos (Se não me engano a terceira, perdendo apenas para o Twitter e Instagram).

O grande diferencial do Reddit em relação as outras redes sociais é que lá você não segue usuários e sim assuntos. Na verdade, no Reddit ninguém se importa com quem está do outro lado da maquina, os usuários não usam foto no perfil, não atualizam status nem nada disso (e isso explica porque não é popular no Brasil).

É um pouco complicado explicar como o Reddit funciona, eu mesmo demorei umas três semanas para entender, mas como o foco aqui é curadoria de conteúdo, vamos falar disso.

No Reddit todo o conteúdo é separado por repositórios então se você gosta de Marketing, é só ir em um dos repositórios criados para isso e começar a interagir com a comunidade. Todo o conteúdo, inclusive os repositórios são criados e mantidos por usuários. A grande utilidade da rede para quem cria conteúdo é que esses repositórios são uma mina de ouro para saber o que está acontecendo nas comunidades, antes do assunto ir para outras redes sociais como Facebook e Twitter, pois na maioria das vezes os virais nascem lá e ganham força nas outras redes.

Desvantagens: O Reddit ainda não tem muitos brasileiros exceto no repositório Brasil que é um dos únicos com conteúdo em português.

Além disso, o sistema de repositórios é bem confuso, então para conseguir garimpar conteúdo lá você realmente precisa estar afim disso e saber perseguir o rastro dos assuntos. Porém, uma vez que você pega o domínio da rede é basicamente impossível não ficar um pouco viciado.

Clique aqui para acessar o Reddit

Twitter

Ferramentas Social Media

Bom, todo mundo conhece o Twitter né? Então nem preciso explicar a utilidade dessa rede para quem cria conteúdo. Vou deixar apenas uma dica, procure os influenciadores do mercado que você pretende criar conteúdo e siga o maior número possível deles, dessa forma você sempre vai estar bem informado do que acontece na área.

02 – Banco de imagens e recursos gráficos

Agora que você já tem em mãos ferramentas para buscar inspiração, chegou a hora buscar por imagens e recursos gráficos para dar vida as suas ideias.

Pixabay

Ferramentas Social Media

Existem milhares de banco de imagens gratuitos na Internet, mas até agora, o Pixabay é o único que achei com milhares de fotos, todas com alta resolução e licença CCO (Grátis para uso comercial, com atribuição na requerida). Justamente por isso, esse é o único banco de imagens gratuito que vou colocar na lista.

Clique aqui para acessar o Pixabay

Freepik

Ferramentas Social Media

O freepik tem milhares de recursos gráficos gratuitos que você pode baixar e utilizar em seus projetos, porém, na versão gratuita você precisa creditar o autor dos recursos que você utilizar.

A grande vantagem do Freepik para quem cria conteúdo para redes sociais é que na plataforma existe diversos modelos de artes prontas, que são uma ótima fonte de inspiração.

Clique aqui para acessar o Freepik

Flaticon

Ferramentas Social Media

O Flaticon é da mesma empresa que o freepik, mas com foco maior em ícones. É mais indicado para quem já sabe o que vai fazer, mas precisa de um ou outro recurso.

Clique aqui para acessar o Flaticon

03 – Editores de imagens

Agora que você já tem em mãos a ideia e os recursos gráficos necessários, é hora de colocar tudo no papel e de fato, começar criar.

Existe uma gama enorme de opções de editores de imagens e como todos sabem o mais popular da categoria é o Photoshop. Justamente pela popularidade do Photoshop, resolvi nem coloca-lo na lista e focar os esforços para mostrar alternativas para o mesmo, caso você não tenha como investir em um pacote Adobe.

Carlos, mas eu tenho como investir em um pacote Adobe! Perfeito, nem leia a lista, por experiência própria, os produtos da Adobe são bem superiores as alternativas do mercado.

Mas caso você queria ter outras alternativas, as ferramentas abaixo eu já usei e gostei bastante.

canvas

Ferramentas Social Media

Canvas é uma ferramenta online que te permite criar uma infinidade de peças gráficas. O legal dessa ferramenta é que ela abre espaço para quem não tem nenhum conhecimento de design criar peças com aparência realmente profissionais.

Existem inúmeras funções dentro do Canvas e algumas são pagas. Para pegar o domínio da ferramenta você vai precisar de algumas horas. O que é uma curva de aprendizado bem inferior se comparado ao Photoshop.

Outra grande vantagem do Canvas é que dentro da própria ferramenta você já encontra diversas fotos, recursos gráficos e modelos prontos para usar.

Clique aqui para acessar o Canvas

Gimp

Ferramentas Social Media

Uma boa alternativa para quem não quer pagar caro no Photoshop. O Gimp é opensource, totalmente gratuito e faz tudo que o Photoshop faz. Porém… de forma bem mais complicada.

O programa não chega a ser ruim, muito pelo contrário, mas é um pouco mais complexo de usar que o Photoshop. Mas se você tem tempo livre para estudar a ferramenta, tenho certeza que não vai ter nada que você não consiga fazer.

Clique aqui para acessar o site do Gimp

04 – Gestão e agendamento de postagens

Agora que você já achou inspiração, os recursos para criar suas artes e as ferramentas para tornar isso possível, chegou a hora de você de fato publicar o conteúdo nas plataformas. Para isso você tem duas opções:

1) Postar manualmente cada uma das postagens, em cada uma das redes, todos os dias.
2) Usar uma ferramenta para agendar os posts na rede social e ficar tranquilo sabendo que o conteúdo vai entrar sozinho.

Alguém ai prefere a opção 01? Então vamos conhecer ferramentas que possibilitem agendar posts automaticamente nas redes sociais!

Existem muitas ferramentas tanto dentro como fora do Brasil, algumas mais baratas e outras bem caras, porém, não usei todas logo não posso falar de algo que nunca testei. Justamente por isso, vou apresentar apenas duas ferramentas: Etus e Postgraim. Ambas tem praticamente a mesma proposta e lidam perfeitamente bem como o conteúdo do dia a dia.

O que você vai precisar levar em consideração antes de usar uma das duas é o tipo de conteúdo que você vai criar.

Etus

Ferramentas Social Media

Talvez a ferramenta mais indicada para usos genéricos. O Etus permite que você agente posts tanto para Instagram, Facebook e Twitter.

A maior diferença dele para a ferramenta que vou mostrar abaixo é que o Etus permite que você publique conteúdos diferentes para cada rede, já no Postgrain, você tem que publicar no Instagram e então replicar para o Facebook ou Twitter.

Clique aqui para acessar o Etus

Postgrain

Ferramentas Social Media

Como eu disse anteriormente, o Etus e o Postgrain fazem praticamente a mesma coisa. O diferencial é que o Postgrain é um pouco mais limitado (na minha opinião) ao Instagram.

Clique aqui para acessar o Postgrain

Conclusão

Acredito que neste artigo eu não inclui nem 0,1% de todas as ferramentas que existem disponíveis na internet. O perigo de tantas opções é que podemos ficar um pouco perdidos. Justamente por isso evitei falar de qualquer ferramenta que eu não conheça, justamente para não tornar vago a apresentação dos itens.

Por fim, independente do que foi apresentado aqui, a melhor ferramenta é aquela que você consegue ter domínio e caso você não consiga se adequar a qualquer um dos itens apresentados aqui, recomendo muito que busque por mais opções, nesse universo enorme que é a internet, com toda certeza, sempre vai existir mais opções.

Existe alguma ferramenta que você goste e que ficou de fora da lista? Manda nos comentários!

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