Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital

As linguagens mais populares entre os desenvolvedores em 2018

Por Carlos Sabo Cantanzaro • 25/03 - 23:14 pm | Em Back-end, Font-end, News

Quais as linguagens de programação, script e marcação mais populares? Quais são as mais amadas, temida e mais procuras? E principalmente, quais pagam mais?

Todos os anos o Stack Overflow realiza uma pesquisa em sua comunidade, com o intuito de descobrir informações relevantes da área de tecnologia. 

Ao todo, mais de 100 mil pessoas participaram dessa oitava edição da pesquisa e responderam perguntas sobre suas metodologias de estudo, construção de carreira, ferramentas que utilizam, ética na programação, o que esperam de um trabalho, entre outras informações.

Um dos tópicos abordados na pesquisa, que é a pauta deste artigo, diz respeito as linguagens de script, marcação e programação, mais populares entre os desenvolvedores em 2018.

Mas antes de, de fato, entrar na lista das linguagens, é importante ressaltar que houve uma alteração na metodologia da pesquisa, em comparação com os outros anos. Sendo que agora, além das linguagens de programação, também foram consideradas no ranking de popularidade as linguagens de script e marcação. Essa mudança na metodologia fez com o HTML e o CSS subisse para segundo e terceiro lugar na lista. Caso você queira acessar a pesquisa na integrar é só clicar aqui.

Linguagens de programação, script e marcação mais populares entre os desenvolvedores em 2018

Como acredito que muitos desenvolvedores acessam esse tipo de artigo para descobrir novas linguagens e aprender um pouco mais sobre elas, eu decidi ir além da pesquisa do Stack Overflow e incluir, abaixo de cada linguagem, uma descrição resumida da mesma, que na maioria dos casos, peguei da própria Wikipédia ou sites similares. E também, quando disponível, colocarei o link para materiais de estudo.

Lembrando que recentemente, o próprio Stack Overflow, liberou uma lista com mais de 40 livros disponíveis para download gratuitamente.    

Além dessa informações, eu também relacionei outros aspectos da pesquisa e inclui, em cada uma das linguagens, o nível de popularidade, o quão amada, temida e procurada é a linguagem a média de salário global, entre outras informações.

1. JavaScript

JavaScript

De acordo com o MDN Web Docs, “JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você implementar itens complexos em páginas web — toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a você informação estática — mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc. — você pode apostar que o JavaScript provavelmente está envolvido.”

Com todo esse poder, não é atoa que, pelo sexto ano consecutivo, JavaScript está no topo como linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores. 

+ Popularidade: 69.8%
+ Amam: 61.9%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 19.0%
+ Média de Salário Global (anual): $55.000

Materiais de estudo:

2. HTML

HTML 5

Podemos dizer, com toda certeza, que o HTML é o esqueleto de qualquer aplicação WEB. Sendo assim, é de extrema importância, para qualquer pessoa interessa em trabalhar com Desenvolvimento Web, saber ao menos a base do HTML.

E se você é um iniciante, recomendo fortemente a começar seu estudos por essa linguagem.

+ Popularidade: 68.5%
+ Amam: 55.7%
+ Temem: 44.3%
+ Indice de procura: 7.6%
+ Média de Salário Global (anual): $54.000

Materiais de estudo:

3. CSS

CSS 3

Junto com o HTML e o JavaScript o CSS formam a tríade dos pilares da Internet. Sento este o responsável por toda a estilização das aplicações web.

+ Popularidade: 65.1%
+ Amam: 55.1%
+ Temem: 53.3%
+ Indice de procura: 7.6%
+ Média de Salário Global (anual): $53.000

Materiais de estudo:

4. SQL

SQL

SQL é a linguagem padrão de gerenciamento dos principais bancos de dados relacionais, como: MySQL, PostgreSQL, Microsoft Access, entre muito outros.

Além disso, em 1987 a ANSI (American National Standard Institute) criou um padrão ISO (International Organization for Standards) para a linguagem SQL.

Um desses padrões é nunca dar um UPDATE sem WHERE!!!

+ Popularidade: 57.0%
+ Amam: 57.5%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 6.8%
+ Média de Salário Global (anual): $56.000

Materiais de estudo:

5. Java

java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos criada no inicio de 1990 e usada em larga escala até hoje, visto que ela assume o quinto lugar na lista de linguagens mais populares.

Aqui no Brasil, é muito comum o ensino de Java em cursos de Ensino Superior, justamente porque sua base ser muito parecida com C e C++

Desde 2007, o código fonte do Java foi liberado sob licença GNL (General Public License).

Um ponto importante e que confunde muito quem está iniciando é que Java, tirando a similaridade do nome, não tem NADA a ver com JavaScript.

+ Popularidade: 45.3%
+ Amam: 50.7%
+ Temem: 49.3
+ Indice de procura: 10.5%
+ Média de Salário EUA (anual): $100.000

Materiais de estudo:

6. Bash/Shell

bash/shell

De acordo com a Wikipédia, “Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.”

+ Popularidade: 39.8%
+ Amam: 59.1%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 4.9%
+ Média de Salário Global (anual): $63.000

Materiais de estudo:

7. Python

De acordo com a Wikipédia, “Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível, multi paradigma, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural. Possui tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens. Devido às suas características, ela é principalmente utilizada para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web.”

Ano passado, na mesma pesquisa realizada pela Stack Overflow, Python ficou no sexto lugar das linguagens mais populares.

+ Popularidade: 38.8%
+ Amam: 68.0%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 25.1% (E está no topo das mais procuradas)
+ Média de Salário Global (anual): $56.000

Materiais de estudo:

8. C#

C#

De acordo com o site Infoescola, “o C# (leia-se C-Sharp), é uma linguagem de programação orientada a objetos, que foi desenvolvida pela Microsoft e faz parte da plataforma .NET. Embora a linguagem C# tenha sido criada do zero, foi baseada na linguagem C++ e tem muitos elementos da linguagem Pascal e Java.”

+ Popularidade: 34.4%
+ Amam: 60.4%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 8.0%
+ Média de Salário Global (anual): $59.000

Materiais de estudo:

9. PHP

PHP

O PHP é umas das minhas linguagens favoritas e em boa parte, dos Desenvolvedores Web. Isso porquê, grandes aplicações e Frameworks, como WordPress e Laravel, foram construídas usando PHP.

O Facebook, maior rede social atualmente, também teve sua origem em PHP.

Lembrando que para desenvolver em PHP você precisa ter um servidor Apache configurado na sua maquina. Aqui no site, nós já ensinamos como instalar um servidor local e configurar um virtual host, então se tiver interesse em começar com PHP, da uma olhada no artigo antes.

+ Popularidade: 30.7%
+ Amam: 41.6%
+ Temem: 58.4%
+ Indice de procura: 4.1%
+ Média de Salário Global (anual): Sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

10. C++

C++

A Wikipédia define o C++ como “uma linguagem de programação compilada multi-paradigma (seu suporte inclui linguagem imperativaorientada a objetos e genérica) e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.”

+ Popularidade: 25.4%
+ Amam: 46.7%
+ Temem: 53.3%
+ Indice de procura: 10.2%
+ Média de Salário Global (anual): Sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

11. C

C

De acordo com o site Programiz e em tradução livre, “C é uma linguagem de uso geral, usada em uma amplamente gama de aplicativos, desde sistemas operacionais como Windows e iOS até softwares usados ​​para criar filmes em 3D”. 

+ Popularidade: 23.9%
+ Amam: Sem dados na pesqusia
+ Temem: 62.6%
+ Indice de procura: 5.9%
+ Média de Salário EUA (anual): $98.000

Materiais de estudo:

12. TypeScript

TypeScript

A melhor definição para TypeScript que achei foi escrita pelo Daniel Schmitz, em um artigo publicado no site Tableless, “O TypeScript possibilita que você escreva código JavaScript na forma que foi acostumado quando aprendeu Orientação a Objetos. […] ele pega o seu lindo código cheio de classes e transforma em JavaScript puro, no qual o browser vai compreender. No próprio site é definido que o TypeScript compila para JavaScript, o que é um termo tecnicamente errado – mas cada vez mais aceito, dado que aquele código “malucão” em JavaScript pode ser encarado como código de máquina.

Para um melhor entendimento, recomendo fortemente que leia o artigo Integra!

Algo que posso acrescentar a essa definição, por experiência pessoal é que o TypeScript é muito usando em Frameworks, como o Angular, Vue e React, pois o mesmo possibilita a conversão das funcionalidades mais recentes do JavaScript, agora chamado de EcmaScript (atualmente na versão 8), para um código JavaScript compatível para todos os navegadores.

+ Popularidade: 17.4%
+ Amam: 67.0%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 11.9%
+ Média de Salário Global (anual): $60.000

Materiais de estudo:

13. Ruby

Ruby

O site Ruby-Lang, que inclusive, de acordo com o próprio, não está mais recebendo atualizações nas traduções do Ruby para o Brasil, defini o Ruby como “Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita.” E complementa a informação com “O Ruby é uma linguagem com um cuidadoso equilíbrio. O seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, uniu partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa.”

O próprio site recomenda que os interessados em aprender a linguagem devem consultar o site original em inglês.

+ Popularidade: 10.1%
+ Amam: 47.4%
+ Temem: 52.6%
+ Indice de procura: 5.7%
+ Média de Salário Global (anual): $64.000

Materiais de estudo:

14. Swift

Swift

Na definição da Wikipédia, “Swift é uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Apple para desenvolvimento de programas para iOS e OS X. Apresentada na Apple’s 2014 Worldwide Developers Conference, Swift foi projetada para trabalhar com os frameworks da Apple, Cocoa e Cocoa Touch, e com códigos em Objective-C.”

Ou seja, se seu objetivo é criar aplicativos nativos para as plataformas da Apple, um bom ponto de partida é aprender a linguagem Swift.

+ Popularidade: 8.1%
+ Amam: 65.1%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 7.7%
+ Média de Salário Global (anual): $57.000

Materiais de estudo:

15. Objective-c

Objective-C

Usando a definição do DevMedia, “A linguagem Objective-C foi criada por Brad Cox e sua empresa, a StepStone Corporation, no início da década de 80. Em 88 ela foi licenciada pela NeXT, tornando-se a linguagem de desenvolvimento do NeXTstep. […] Atualmente Objective-C é utilizada como a principal linguagem de programação do MacOS X, que é baseado no NeXTstep. A versão da Apple do ambiente NeXTStep/GNUStep com adições é denominada Cocoa.”

Porém, acrescentando a essa definição, como mostrado pela própria pesquisa, o Swift está na frente do Objective-C, em questão de popularidade, o que mostra que os desenvolvedores estão dando preferência a ela, para desenvolvimento nativo para as plataformas da Apple.

+ Popularidade: 7.3%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 70.3%
+ Indice de procura: 2.6% (Em último lugar na pesquisa)
+ Média de Salário Global (anual): $58.000

Materiais de estudo:

16. Go

Go

A melhor definição que achei para a linguagem Go, foi no site da TreinaWeb, “O Go é uma linguagem opensource criada pela Google no ano de 2009. A idéia por trás do Go é trazer uma linguagem simples, de sintaxe direta, mas muito poderosa e otimizada para escalabilidade. Sendo assim, no final, uma aplicação escrita em Go torna-se fácil de escalar e com um gerenciamento de memória e de recursos incrivelmente eficiente, devido à leveza do ambiente de execução da linguagem.”

Só quero deixar claro que não to ganhando nada da TreinaWeb, tanto que, na lista de materiais de estudos, sito o Podcast Hipersters.tech, do pessoal da Alura, que é concorrente da TreinaWeb, que por sua vez, também não estão me pagando nada.

+ Popularidade: 7.2%
+ Amam: 65.6%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 16.2% (Terceiro lugar na pesquisa)
+ Média de Salário Global (anual): $66.000

Materiais de estudo:

17. Assembly

Assembly

A definição mais razoável que encontrei para Assembly foi no site scriptcaseblog , “a linguagem Assembly é a forma mais pura de programação. Atualmente não existem muitos programadores que a dominam tendo em vista o grande número de opções de linguagens de alto nível existente, mas ainda sim os mais apaixonados por programação tentam e muitas vezes conseguem dominar essa linguagem tão complexa.”

+ Popularidade: 6.9%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 71.4%
+ Indice de procura: 3.4%
+ Média de Salário Global (anual): sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

18. VB.NET

VB.NET

Citando novamente a Wikipédia, “Visual Basic.NET é uma linguagem de programação totalmente orientada a objetos e com suporte total a UML, criada pela Microsoft e distribuída com o Visual Studio .NET.

O Visual Basic.NET é um produto extremamente diferente do antigo Visual Basic 6.0, não podendo ser considerada uma versão seguinte. Não apenas a maneira de programar foi alterada, mas todo conceito de orientação a objetos trouxe poder para a linguagem. “

+ Popularidade: 6.9%
+ Amam: 61.9%
+ Temem: 80.9%
+ Indice de procura: Sem dados na pesquisa
+ Média de Salário Global (anual): Sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

19. R

Um boa definição para a linguagem R, é essa que extrai do site da DevMedia, “A linguagem R foi criada com base na linguagem de programação S, criada na década de 70. O R foi criado como uma alternativa de código aberto por volta dos anos 90, sendo utilizada por cientistas, estatísticos e, mais recentemente, cientistas de dados como um meio conveniente para a análise exploratória de dados interativos.”

Além disso, o mesmo artigo menciona o seguinte “Recentemente, a Microsoft adquiriu a fornecedora Revolution Analytics, que é líder de softwares e serviços para a linguagem de programação R de código aberto. O interesse da Microsoft em adquirir este serviço reflete o interesse da comunidade, de forma que a linguagem R tem sido popularizada com o passar dos anos.”

Na pesquisa anual do Stack Overflow, O R ainda está em 19 lugar, sendo que, Python, que também é amplamente utilizado para analise de dados, principalmente agora com a popularidade do Big Data e da Data Science, permanece na liderança 7 lugar na lugar.

Porém, em defesa do R, ele é bem mais limitado que Python, o que de certa forma, justifica a “impopularidade” da mesma no mercado.

+ Popularidade: 6.0%
+ Amam: 49.4%
+ Temem: 50.6%
+ Indice de procura: 6.3%
+ Média de Salário Global (anual): $58.000

Materiais de estudo:

20. Matlab

Matlab

De acordo com o site da UFMG, “O MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem Fortran, Basic ou C. Além disso, as soluções dos problemas são expressas no MATLAB quase exatamente como elas são escritas matematicamente.”

Em resumo:

+ Popularidade: 5.5%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 77.4%
+ Indice de procura: Sem dados na pesquisa
+ Média de Salário Global (anual): Sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

21. VBA

VBA - Visual Basic

Tenho um carinho especial pelo VBA, apesar de não ser perito nessa linguagem (e em nenhuma outra), mas o VBA foi minha primeira experiência com programação, quando tentei criar uma planilha automatizada no Excel, isso quando eu tinha uns 12 anos de idade. E até hoje, 15 anos depois, ainda não consegui fazer a planilha.

Mas, pra deixar uma definição mais completa, de acordo com o site Gurudoexcel, “O Visual Basic for Applications (VBA) é uma linguagem de programação incorporada em alguma aplicações da Microsoft, como o Excel, Word, PowerPoint, Outlook, Visio, etc. Também está incorporada parcialmente em algumas aplicações de terceiros como por exemplo no AutoCAD da AutoDesk.”

+ Popularidade: 4.8%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 80%
+ Indice de procura: Sem dados na pesquisa
+ Média de Salário Global (anual): Sem dados na pesquisa

Materiais de estudo:

22. Kotlin

Kotlin

De acordo com a Wikipédia “Kotlin é uma Linguagem de programação que compila para a Máquina virtual Java e que também pode ser traduzida para JavaScript e compilada para código nativo. É desenvolvida pela JetBrains […] Apesar de a sintaxe de Kotlin diferir da de Java, Kotlin é projetada para ter uma interoperabilidade total com código Java.”

+ Popularidade: 4.7%
+ Amam: 75.1% (Segundo lugar entre as mais amadas)
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 12.4%
+ Média de Salário Global (anual): $105.000

Materiais de estudo:

23. Groovy

Groovy

Na definição do DevMedia, “O Groovy é uma linguagem de programação orientada a objetos e foi projetada para rodar na Java Virtual Machine (JVM), o que faz com que ela seja multiplataforma. Isso quer dizer que o mesmo código Groovy pode ser executado no Windows, Linux, Mac ou outro, bastando que a máquina possua uma JVM para interpretá-lo, podendo assim rodar o código feito com Java. Além disso ele também tem semelhanças com a linguagem Ruby, pois também permite modificar o código da aplicação em tempo de execução. Esse recurso chama-se metaprogramação e com isso podemos, por exemplo, adicionar um método em uma determinada classe enquanto a aplicação está sendo executada.”

+ Popularidade: 4.5%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 66.4%
+ Indice de procura: Sem dados na pesquisa
+ Média de Salário Global (anual): $72.000

Materiais de estudo:

Não encontrei materiais que eu pudesse atestar a qualidade, caso alguém conheça algum bom e ateste a qualidade, e que seja gratuito, por favor, deixe nos comentários. Eu cheguei a achar o site oficial do Groovy, mas aparentemente, está fora do ar.

24. Scala

Scala

De acordo com o Scala-lang, “Scala é uma linguagem de programação moderna e multi-paradigma desenvolvida para expressar padrões de programação comuns em uma forma concisa, elegante e com tipagem segura. Integra facilmente características de linguagens orientadas a objetos e funcional.”

+ Popularidade: 4.5%
+ Amam: 58.5%
+ Temem: Sem dados na pesquisa
+ Indice de procura: 5.6%
+ Média de Salário Global (anual): $67.000

Materiais de estudo:

Novamente, infelizmente não achei materiais, que fossem gratuitos, e que eu pudesse atestar a qualidade. Se conhecerem algum, deixe nos comentários.

 

25. Perl

Perl

O site CCM, define Perl como “uma linguagem de programação derivada dos scripts shell criada em 1986 por Larry Wall para desenvolver um sistema de News entre duas redes. Sua maior vantagem é a adaptação à manipulação de cadeias de caracteres. Além disso, suas funcionalidades de manipulação de arquivos, diretórios e bancos de dados transformaram a Perl na linguagem preferida para escrita de interfaces CGI. “

+ Popularidade: 4.2%
+ Amam: Sem dados na pesquisa
+ Temem: 71.4%
+ Indice de procura: Sem dados na pesquisa
+ Média de Salário Global (anual): $69.000

Materiais de estudo:

 

Conclusão

Por fim, acredito que com essa pesquisa, podemos ver que as linguagens voltadas para o Desenvolvimento Web, estão com a popularidade em alta. No entanto, as linguagens mais tradicionais e mais temidas pelos usuários são as que oferecem os melhores salários.

Algo que notei, é que a média de salário global está bem longe da realidade brasileira! Mas isso é assunto para outro artigo.

Espero que tenham gostado da pesquisa, caso queiram ler ela na integra (em inglês), é só clicar aqui.

E sobre as linguagens, qual sua favorita? E qual você está estudando ou tem vontade de estudar? Deixe sua resposta nos comentários!

PARTICIPE DA DISCUSSÃO