Os sites gratuitos e essenciais para todo Designer ou Social Media

Essa lista é muito mais que um compilado de sites, é uma fonte de recursos gratuitos que vão desde banco de imagens totalmente gratuitos à catálogos que irão te dar inspiração na hora de criar seus trabalhos.

A grande maioria desses sites eu uso diariamente, então espero que eles possam te ajudar da mesma forma que me ajudam!

Vale lembrar que a lista está organizada por categoria, ordem de importância e frequência de uso, baseado na minha experiência particular, para acessar os sites basta clicar no titulo deles. Boa leitura!

Banco de Imagens e recursos gráficos

1. Pixabay

Eu não preciso colocar mais nenhum banco de imagem nessa lista, o Pixabay é de longe o melhor e mais organizado de todos. E o melhor de tudo, além de você pode pesquisar em português, todas as imagens estão disponíveis em alta resolução.

Basta acessar o site clicando aqui, fazer um cadastro, o que pode ser feito com seu Facebook, e se divertir.

Um detalhe que eu não podia deixar de falar: o Pixabay é a fonte de todas as imagens que eu uso nos tutorias do canal, então mesmo eu não recebendo nada para falar bem deles, a qualidade do serviço prestado paga a minha divulgação.

2. Freepik

Basicamente, amo este site da mesma forma que amo o Pixabay, porém, ao invés de fornecer imagens, o Freepik fornece vetores, PSDs, ilustrações, ícones, etc.

Além do mais é uma fonte quase inesgotável de inspiração! O site todo é gratuito e não precisa de cadastro para baixar, porém preste bastante atenção na licença de uso de todas as imagens, pois nem todas possuem licença comercial livre.

A busca pode ser feita tanto em português quanto em inglês, o resultado vai variar muito de acordo com o tema.

3. Flaticon

Não preciso nem falar muito sobre o Flaticon, são mais de 171 mil ícones disponíveis gratuitamente, além disso, na hora de baixar um ícone, você pode escolher o formato, dimensão e a cor, ou seja, salva esse site nos favoritos agora mesmo!

4. Textures

Esse site não uso tanto quanto os outros e ele também não é totalmente gratuito, para usar todos os recursos é preciso pagar e não é barato! Porém ele fornece gratuitamente ótimas texturas que podem ser utilizadas nos seus trabalhos, eu uso sempre que vou fazer algum tipo de efeito no Photoshop, como por exemplo, a aula que fiz ensinando deixar uma foto com efeito de foto antiga.

Cores

1. Adobe Color CC

Esse site é um recurso simples, porém indispensável. Com o Adobe Color, você pode selecionar uma cor base e então ver todas as cores que combinam ela, de acordo com o tipo de regra que você escolher (Análogo, Monocromático, Tríade, etc…).

A principal vantagem do Adobe Color é que ele te ajuda a construir uma paleta de cores consistente e coesa para seu projeto.

2. Flat UI Colors

O Flat UI Colors é muito mais simples que o Adobe Color, e tem menos recursos, porém também é indispensável, principalmente para consultas rápidas. Basta acessar o site, clicar na cor que você gostou e automaticamente o valor da cor é copiado para a área de transferência, de acordo com o formato de sua escolha.

Fontes

1. Google Fonts

O Google Fonts é o maior banco de fonts gratuitas da internet, além disso, com ele os desenvolvedores web, podem adicionar fontes diferentes e mais bonitas em seus sites, de forma fácil e rápida. Com o Google Fonts, basta procurar uma fonte que combina com seu projeto e depois seguir o passo a passo para fazer a incorporação.

Porem, se você não é Desenvolvedor Web, saiba que o Google Fonts é muito útil pra você também, pois com ele é possível baixar as fonts para seu computador e usá-la em programas de edição, como Photoshop.

Eu particularmente uso esse recurso em todos os sites que eu desenvolvo, então vale a pena você dar uma olhada também.

Inspiração

1. Pinterest

Eu demorei muito para descobrir o quanto o Printrest é útil, e agora passo mais tempo lá do que em qualquer outra rede social. O poder do Printrest está nos infográficos sobre praticamente tudo, além disso, basta pesquisar qualquer palavra chave para ter acesso a uma enxurrada de conteúdos e fontes de inspiração.

2. Themeforest

Diferente de todos os outros sites que mostrei até agora, o Themefoprest é pago, porém, é uma fonte inesgotável de inspiração. Eu uso ele da seguinte forma: pesquiso dentro do site o tipo tema do trabalho que preciso desenvolver e a partir daí acompanho as tendências, por exemplo, vou desenvolver um site para um Dentista, eu pesquiso lá “Dental” e pronto, fica fácil saber qual caminho seguir na hora de fazer meu trabalho.

Criação

1. Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! Eu mesmo já usei várias vezes a ferramenta e até mesmo já fiz um review dela no site de um parceiro, confira.

Bom pessoal, por hoje nossa lista acaba aqui, mas logo logo eu vou trazer mais sites que uso pra vocês. E se você tiver algum site ou programa que queira compartilhar é só deixar nos comentários!

[grwebform url=”https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=Siwev&webforms_id=9111003″ css=”on” center=”off” center_margin=”200″/]