Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital

O que é a “Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital”

Por: Carlos Sabo Cantanzaro • 11 outubro às 12:22 • comentários
A+ A- T T T OpenDyslexic

Olá, primeiramente quero te agradecer por ter vindo até aqui. Seja muito bem vindo a Wtricks!

Meu nome é Carlos Sabo Cantanzaro e eu criei esse blog, faz mais ou menos dois anos, com o objetivo de tornar mais acessível os conhecimentos relacionados a universo digital. Não que hoje esses conhecimentos sejam de difícil acesso! Basta entra no YouTube ou pesquisar no Google que você vai ter uma infinidade de artigos, tutoriais e cursos gratuitos a sua disposição. Então, porque criar mais um blog sobre isso?

Acredito que três motivos possa ser dados como resposta para esta pergunta:

1) Eu sempre quis ter um espaço para expor minhas opiniões e minhas reflexões, e justamente por isso, antes de mais nada, isso que você está acessando agora é um blog pessoa.

2) Por mais que já exista um milhão de sites com a mesma proposta, conhecimento distribuído nunca é demais

3) A proposta aqui é um pouco diferente, e vamos falar disso agora!

Como eu disse, a proposta desse blog é um pouco diferente das demais, a ideia aqui não é apenas distribuir mais conteúdo e sim, categorizar os já existentes. Para explicar melhor, como eu disse anteriormente, hoje você já pode ter acesso a uma infinidade de conteúdos sobre o mundo digital. Por exemplo, quer aprender HTML? Basta pesquisar isso no Google, e você vai ter acesso imediato a bilhões de resultados!

Pesquisa com o termo HTML no Google

Mas a grande pergunta é: com mais 21 bilhões de resultados sobre “HTML”, por onde começar a estudar? É a partir desta pergunta que entra em ação o verdadeiro objetivo deste blog!

Quando se tem acesso a tantos conteúdos, saber por onde começar, pode ser infinitamente mais difícil do que aprender o conteúdo propriamente dito. Isso porquê, a chance de você perder o foco dos estudos, procurando justamente material para estudar é tão grande como o número de resultado para nossa pesquisa sobre HTML.

Eu mesmo, no decorrer dos meus estudos sobre Photoshop, chegou um determinado momento, que pesquisar “Tutoriais de Photoshop” no YouTube não fazia mais sentido nenhum, eu queria algo mais aprofundado e, ao mesmo tempo, eu não queria pagar um curso para ter acesso ao mesmo material que muitas vezes estava disponível gratuitamente na internet, porém, eu como estudante, não sabia ao certo como achar esse conteúdo!

Então por um lado temos mais de 21 bilhões de resultados e por outro, o desafio de saber o que eu realmente queria e devia procurar para evoluir nos meus estudos, nesse caso uma simples pesquisa como o termo “HTML” não basta, você tem que ir a fundo, e pesquisar, por exemplo, “Como criar links com HTML e CSS”, e para isso temos em média: 93 milhões de resultados…

Pesquisa com o termo “Com criar links com HTML e CSS”, aproximadamente 93 milhões de resultados

Vamos concordar que 93 milhões de resultados é um numero bem mais enxuto que 21 bilhões… Porém, mesmo assim, ainda temos uma lista quase infinita de resultados para escolher e, dificilmente você vai passar da primeira página procurando o material ideal. Além disso, para que você consiga construir um busca como essa você já precisa previamente saber que existe os conceitos de “html”, “links”, “css”. Ou seja, se você é um iniciante no assunto, nem vai passar pela sua cabeça a ideia de pesquisar algo assim. É mais provável que sua pesquisa seja “aprender HTML” e essa pesquisa vai se repetir exaustivamente até você criar um conceito bacana de HTML e poder fazer pesquisas mais especificas.

Ou seja, o conhecimento já esta acessível, mas saber a palavra certa para achar esse conteúdo é outra história totalmente diferente, e muito mais trabalhosa!    

Eu acredito que agora ficou claro meu ponto, temos muito conhecimento gratuito e acessível na internet, porém, chegar até esse conteúdo pode ser um pouco mais complicado. Então é aqui que entra a verdadeira ideia desse blog e essa ideia se resume a uma simples palavra: curadoria.

Ou seja, minha ideia aqui nesse blog é que, além de escrever conteúdos e tutoriais de minha autoria, eu também vou curar e categorizar conteúdos de terceiros e disponibiliza-los de uma forma mais estruturada, para que, ao invés de você perder tempo buscando o material ideia para estudar, apenas use seu precioso tempo para, de fato, aprender.

Ou seja, ao invés de você ficar buscando no Google qual é a melhor IDE para programar, você vai entrar na aba “Ferramentas e recursos” deste site, depois em “IDEs” e pronto, já vai ter a sua disposição as principais do mercado, com um review legal sobre elas, como eu fiz para com o Sublime Text 3. Ou então, ao invés de buscar “tutoriais de photoshop” no YouTube, basta você ir na aba “Cursos” e lá, na categoria “Photoshop”, você vai ter acesso a cursos gratuitos e bem estruturados, como o curso de “Tratamento e retoque profissional” da minha própria autoria. Mais simples do que sair por ai pesquisando, não?

Mas cabe uma ressalva sobre essa aba “cursos”, nela você vai encontrar, como eu disse, cursos de minha autoria, porém, também vai encontrar conteúdos misturados de outros autores, muitas vezes mais de um autor em um mesmo curso! Pode ser que na hora de eu montar um cursos de HTML, eu misture vários vídeos de vários autores e te entregue isso em uma ordem estruturada com base no que eu considero como “caminho ideal” para aprender essa linguagem de marcação. Justamente por isso, meu papel aqui vai ser o de “curador” e nem sempre o de “professor”.

Você pode se perguntar “Caraca Carlos, mas você vai olhar todos os 21 bilhões de resultados?” E resposta para isso é um simples e direto: Claro… que não!

Nem que eu tentasse eu poderia fazer isso, o que eu vou fazer é usar como base a experiência que eu tenho nas áreas que me proponho a trazer conteúdo e então, a partir dai, estruturar esses resultados da forma que eu acho mais eficiente. Justamente por isso, todas as categorias de conteúdo deste blog são de áreas que eu tenho afinidade, ou por ser um aspirante, ou por trabalhar diretamente com elas.

Então pode ser que enquanto eu assisto uma aula legal sobre Marketing, eu veja que essa aula, misturada com uma outra aula de outro canal no YouTube, daria um bom mini cursos sobre comportamento do consumidor, então misturo tudo isso e monto esse mini curso, baseado na minha curadoria. Ficou claro de entender o que você pode encontrar aqui? 

Só quero deixar bem claro uma coisa, de forma nenhuma eu vou pegar um conteúdo de terceiros e colocar aqui fingindo ser meu! Longe disso, tanto que, irei evitar colocar conteúdo em texto, justamente para que não exista essa confusão, Irie sim convidar outros autores e eles irão assinar suas potagens ao escrever. Mas no caso dos vídeos do YouTube, a própria ferramenta me permite fazer o “embed” dos vídeos e criar um conteúdo novo em cima deles, então, essa ferramenta é o que me da a possibilidade e o direito, de colocar videos de terceiros aqui, estruturados de acordo com a forma que eu julgar correta, sem que antes, eu precise pedir autorização para o autor do vídeo. Justamente porque, se o vídeo está no YouTube e o canal autorizou o Embed, o vídeo automaticamente se torna publico. Além disso, quando eu faço o Embed de um vídeo isso é positivo para o autor, pois todas as visualizações são contabilizadas para ele, e também, as propagandas geram retorno financeiro para o mesmo, ou seja, todo mundo sai feliz!

Por fim, eu não quero, nem vou consegui colocar aqui todo conteúdo disponível na internet sobre o mundo digital, até porque eu estudo e trabalho, e cuido do blog nas minhas horas vagas. Mas irei, sempre que possível, tentar trazer coisas legais e atuais sobre tudo que eu estudo ou acho interessante. E se você, leitor, se identifica com esses conteúdos, seja mais uma vez bem vindo a Wtricks! 

DEIXE SEU COMENTÁRIO