Wtricks • Tutoriais e Dicas do Mundo Digital

YouTube anuncia “parceria” com a Wikipédia sem avisar a Wikipédia

Por Alefy Soares • 15/03 - 21:56 pm | Em News

A CEO esqueceu de avisar que os donos da plataforma ainda não tinha ideia do caso

A CEO do Youtube, Susan Wojcicki, anunciou durante o SXSW 2018 que a plataforma de vídeos irá importar conteúdo da Wikipédia para esclarecer informações exibidas em vídeos que tratam teorias da conspiração.

A ideia do YouTube é essencialmente desmentir ideias muito absurdas que estejam sendo propagadas por vídeos postados na plataforma.

Susan Wojcicki, CEO do Youtube

Durante toda a apresentação todos pensaram que se tratava de uma parceria, mas ao questionarem os responsáveis da Wikipédia, eles negaram ter ciência do que havia sido dito.

Atualização

Após algumas horas, o Twitter oficial da Wikipédia divulgou um comunicado esclarecendo que indivíduos, empresas e organizações não precisam de parcerias ou autorização para usar as informações públicas da sua plataforma.

Leia o comunicado:

“Estamos sempre felizes em ver pessoas, empresas e organizações reconhecerem o valor da Wikipédia como um repositório de conhecimento online”, disse a empresa.

“Nesse caso, nem a Wikipédia nem a Fundação Wikimedia fazem parte de uma parceria formal com o YouTube. Não nos deram qualquer aviso prévio sobre esse anúncio”, complementou.

Ainda não se sabe quando o Youtube irá, de fato, realizar a implementação em sua plataforma.

PARTICIPE DA DISCUSSÃO